[:pb]A Austrália é um jovem país, mas já ocupa um lugar de destaque econômico e social no cenário mundial. O território deste país ocupa uma área de 7.713.364 km2, pouco menor que o brasileiro. Atualmente, vivem na Austrália cerca de 22 milhões de habitantes, número bastante restrito em decorrência do extenso território do país, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 2,7 habitantes por quilômetro quadrado. A população australiana possui uma boa qualidade de vida, demonstrada pelos indicadores sociais, que indicam um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,937, o segundo mais elevado do mundo, conforme dados divulgados, em 2010, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além de apresentar uma expectativa de vida de mais de 81 anos. A mortalidade infantil também reflete a boa qualidade de vida no país, pois nesse quesito, o índice atual é de cerca de 4,57 mortes a cada1  mil nascimentos. E, por último, o índice de alfabetização, que é muito elevado, mais de 99%. Pode-se observar. pelo que foi exposto aqui, que todos os indicadores sociais do país apresentam índices superiores às médias mundiais.

O clima apresenta diferenças conforme cada região: árido tropical (na maior parte), subtropical (no sudeste), tropical (no norte e noroeste), subtropical do tipo mediterrâneo (no sul). Os climas dominantes são os quentes e secos, do tipo árido tropical. Na Austrália, há dois grandes desertos: Gibson e Vitória. O país apresenta grande diversidade de paisagens, caracterizadas por florestas tropicais, desertos, montes nevados e praias. Ao longo da costa do nordeste fica a formação de corais mais importante do planeta, a Grande Barreira Coralina. 

Já Camberra, capital da Austrália, é habitada por 323.056 pessoas. As cidades australianas mais populosas são: Sydney (4.119.190), Melbourne (3.592.591), Brisbane (1.763.131), Perth (1.445.078) e Adelaide (1.105.839). A economia é uma das mais desenvolvidas do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Austrália possui a 17° maior economia global. O país destaca-se pela criação de ovelhas, como também pela exportação de carvão e por ser grande produtor de minério de ferro ouro, bauxita, chumbo, níquel e manganês. Os setores financeiro, industrial e comercial também são destaques na economia do país, uma vez que a indústria se apresenta bem diversificada: atuando nos seguimentos de alimentos, máquinas, equipamentos, química, metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, entre outros.

Dos aproximadamente 22 milhões de habitantes australianos, cerca de 95% tem origem europeia, com predominância britânica, porém, existem ainda as minorias nacionais, como as de origem aborígine. A maior parte da população do país concentra-se no sudeste do território, regiões nas quais estão estabelecidos os principais parques industriais. Por ter um bom índice de industrialização, a população urbana é bastante superior à população rural, mais de 85% dos habitantes vivem em cidades. Os centros urbanos de maior concentração de pessoas são Melbourne (cerca de 3,7 milhões de habitantes), Brisbane (cerca de 980 mil), Perth (1,5 milhão) e Adelaide ( 1,1 milhão). Na Austrália, o crescimento vegetativo é muito reduzido e vem caindo anualmente.

 

FONTES: Mundo Educação – Brasil Escola [:]