Conheça uma galeria cerâmica a céu aberto, na África do Sul
24 de janeiro de 2019
Conheça a arte criativa das cerâmicas, na Austrália.
26 de fevereiro de 2019

Oficina Cerâmica de Francisco Brennand, o mestre dos sonhos!!

Oficina Cerâmica de Francisco Brennand, o mestre dos sonhos!!

O cenário é formado por ruínas de uma olaria, cercada por remanescentes de Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe. A localização está nas terras de um antigo engenho no bairro histórico da Várzea, na periferia de Recife. O sonho do artista era povoar todo o espaço com esculturas cerâmicas que misturam arte, elementos da natureza e sexualidade com um pouquinho de sincretismo religioso e mística. Um lugar diferente de tudo que já se viu no mundo.

Bem-vindos à Oficina Brennand.

Em 1917, a Cerâmica São João, da família Brennand, foi inaugurada nas terras do Engenho São João da Várzea, no Recife. Francisco Brennand nasceu no antigo engenho.

Cresceu sempre em contato com a arte, interessado em desenho e literatura. A grande paixão da juventude de Francisco eram as pinturas a óleo, mas depois de visitar uma exposição de cerâmicas de Picasso, na França, em 1948, sua vocação artística mudou completamente.

Cada espaço dentro da Oficina Brennand tem uma característica própria, mas a atmosfera que une todos eles é a mesma. O ambiente, com suas cores e formas, nos deixa curiosos. O canto gregoriano ao fundo nos acalma e nos coloca num estado reflexivo, quase místico. Todos os visitantes parecem absorver essa atmosfera, e fazem a visita se movendo quase silenciosamente entre as salas.

Parando para analisar assim, a Oficina Brennand parece mesmo um templo. A Oficina Brennand está em constante mutação, já que o artista continua criando e modificando o espaço. É inegável que Francisco Brennand é uma referência quando se fala em arte em cerâmica. As suas peças carregam sua assinatura.

O Espaço Oficina Brennand é provocativo. O mundo que Francisco criou é um universo de sonhos, paralelo ao nosso mundo. As obras carregam uma eterna referência à sexualidade e à natureza e foram cuidadosamente pensadas para um ambiente que tem tanto uma faceta religiosa quanto mística, única. Brennand não é unanimidade nem mesmo em Recife, mas a visita a Oficina é uma oportunidade incrível de ver de perto o trabalho de um dos maiores ceramistas do mundo.

Um dos poucos artistas que podem ser facilmente identificados por qualquer uma das peças que criou. Logo na entrada da Oficina Brennand, a primeira obra que se vê é chamada de Os Comediantes.

São quatro saltimbancos de cerâmica que convidam os visitantes a entrar no universo de Francisco Brennand. vale a pena conhecer esse cenário de perto!

Gostou de saber um pouquinho mais sobre o artista Francisco Brennand?
Compartilhe com amigos que também gostam de apreciar as belas artes e nos conte se você já conheceu este magnífico lugar?

Fonte: fuiserviajante.com

Os comentários estão encerrados.