banner_solucao

As mobílias de fornos produzidas pela Estiva Refratários, além das qualidades intrínsecas às massas de cordierita e cordierita-mulita, apresentam um excelente controle dimensional, ótimo desempenho ao choque térmico e elevada resistência à deformação a quente, tanto em processos de queima convencionais, quanto para ciclos rápidos. As temperaturas de operação podem chegar até 1350°C, com elevada performance e resistência à deformação sob carga.

As soluções apresentadas pela Estiva prezam pelo aumento da densidade de carga do produto cerâmico a ser queimado, bem como são projetadas para minimizar a massa-inerte e consequente melhora no consumo de energia dos fornos.

 A linha de produtos destinadas a mobílias de fornos são:

– Placas sólidas ou vazadas, lisas ou perfuradas e em diversos formatos, como quadrada, retangular, redonda, hexagonais, colmeia , etc;

– Colunas e cabeças de colunas (redondas, quadradas, hexagonais, etc);

– Suporte X e bancos de apoio;

– Anéis e suportes dentados para queima de lavatórios e colunas;

– Tripés e peças especiais.

Mercados relacionados

As bases de vagonetas de baixa massa térmica da Estiva Refratários podem ser utilizadas em fornos túneis e intermitentes, operando em temperaturas de até 1350 °C.

O conceito de utilização de ar como isolante térmico é amplamente utilizado na produção das peças vazadas e/ou drenadas, conferindo ao produto excelente desempenho térmico. Os projetos de nossas bases são customizados para cada cliente e dimensão das vagonetas, sejam as peças confeccionadas por extrusão ou colagem, sem perda de suas propriedades.

Mercados relacionados

Normalmente, a produção de cerâmica estrutural é bastante agressiva para com os refratários, considerando o tipo de combustível, atmosfera do forno, elevados tempos de patamares e alta densidade de carga sobre as peças.

Para solucionar uma grande parte desses problemas, a Estiva é parceira da Resco/Paco – EUA no fornecimento de refratários especiais a base de pirofilita. Tais produtos são fabricados por extrusão, em diversas formulações para distintas aplicações e apresentam performance muito superior aos refratários silico-aluminosos comumente utilizados na produção de tijolos e telhas.

Mercados relacionados

Parceiros relacionados

Principal produto refratário utilizado na fabricação de artigos cerâmicos, as placas da Estiva são fabricadas em cordierita e cordierita-mulita através dos processos de extrusão, colagem e prensagem.

Independentemente de como são fabricadas, as placas apresentam um excelente controle dimensional, elevada resistência à flexão, tanto à frio quanto a quente e ótimo desempenho ao choque térmico.

Para maximizar a carga útil dos produtos a serem queimados,  nossa equipe avalia as condições de uso de cada projeto para proposição da melhor solução, buscando reduzir o peso estrutural (carga-inerte), melhorando os ciclos de queima e reduzindo o consumo de energia.

As placas podem ser fabricadas em diversos tipos de perfis e geometrias, tais como: lisas, vazadas, ranhuradas ou nervuradas, colmeia ou com designs especiais (como cortes, encaixes, etc) para se adequarem às necessidades do cliente.

Mercados relacionados

Além de placas, colunas, tripés, suportes, anéis e outros produtos refratários que a Estiva fornece, também existe a possibilidade de fabricação de peças especiais para fins diversos, com alinhamento direto entre a necessidade do cliente, propriedades de nossos produtos e designs exclusivos.

Como exemplo de algumas peças especiais que fabricamos, podemos destacar: pinos, blocos queimadores, asa-delta, blocos passa-rolos, suporte de resistências, suporte para queima de telhas, pés de elefante, caixetas dentadas, dentre outros.

Mercados relacionados

A Estiva Refratários é líder na fabricação de rolos cerâmicos na América Latina e conta com uma moderna tecnologia de produção e rigoroso controle de processo.

A utilização dos rolos refratários Estiva garante um desempenho otimizado aos fornos cerâmicos, traduzindo-se em maiores ganhos de produtividade, redução nas despesas de manutenção, paradas e trocas de rolos em função da sua maior resistência ao choque térmico e ataque provocado pelos gases de combustão e vapores alcalinos.

Mercados relacionados

Parceiros relacionados

Aliado à grande facilidade de montagem, os sistemas para revestimento de tetos e paredes de fornos fabricados pela Estiva Refratários apresentam um baixo peso por área e, em conjunto com fibras isolantes, resulta em uma sensível redução no consumo de combustível.

Sua utilização em fornos intermitentes como elemento de proteção das fibras cerâmicas é também bastante difundida, protegendo a própria fibra do ataque dos gases de combustão, bem como reduzindo o número de defeitos das peças cerâmicas em função de evitar a queda de contaminantes provenientes do revestimento isolante.

Mercados relacionados

Projetadas sob medida para atender as características de processo de cada um de nossos clientes, as caixetas Estiva são fabricadas através de colagem de barbotina e com variações em sua massa para suportar as variáveis de processo. O design pode ser desde uma caixeta simples até formatos mais complexos conforme demanda.

Mercados relacionados

Refratários a base de carbeto de silício (SiC) são muito utilizados em aplicações cerâmicas devido a alta refratariedade, excelente resistência mecânica, elevada condutibilidade térmica e a boa resistência ao choque térmico. Em decorrência dessas características, a utilização deste tipo de material, além da durabilidade inerente aos produtos, traz como benefício principal a redução do peso das peças e consequente diminuição do consumo energético dos fornos.

Para fornecimento destes materiais, a Estiva estabeleceu uma parceria com a Schunk – Alemanha para atuação em diversos países e que visa auxiliar os nossos clientes desde o processo de especificação técnica até o fornecimento de placas lisas, placas colmeia, barras/vigas, anéis de queima, suportes, queimadores e tubos radiantes, dentre outros.

Mercados relacionados

Parceiros relacionados