Kintsukuroi: A arte de reparar a cerâmica quebrada
12 de junho de 2019
Austrália: Um país em plena ascensão
18 de setembro de 2019

Algumas curiosidades sobre a Turquia

A Turquia é uma nação milenar, com uma cultura muito rica e peculiar. Vamos compartilhar com você um pouco do país onde temos um de nossos representantes. 

1) Na Turquia, existem mais de 100 castelos. Em praticamente qualquer cidade que você visite é possível encontrar um ou mais castelos. Eles têm diversos tamanhos, belezas e histórias. Transformados em sua maioria em atração turística, essas fortalezas foram criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores e foram construídos, principalmente, durante o Império Bizantino e Otomano.

2) A Turquia também é o país que mais recebe refugiados em todo o mundo. São 3,4 milhões de pessoas vivendo em um dos 26 campos de refugiados pela Turquia. Estima-se que 90% deles são sírios e estão vivendo em campos situados próximos a fronteira da Turquia com a Síria. Esse número equivale a toda população de Brasília ou Salvador, a 3ª e 4ª cidades mais populosas do Brasil.

3) Outra curiosidade é que com até três horas de voo, você pode ir para… Mais de 70 países! É possível viajar da Turquia com menos de três horas de voo para praticamente todos os 50 países europeus e alguns outros países da África e Ásia. Além disso, a companhia aérea Turkish Airlines, eleita por seis anos consecutivos a melhor companhia aérea da Europa, voa para mais de 200 destinos internacionais.

4) Na Turquia, estão os maiores consumidores de chá do mundo. A terra da rainha, famoso pelo chá das cinco, perde seu posto quando o assunto é o consumo de chá. Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. A Turquia fica em 1º lugar, quando se considera o consumo per capita. São servidos em pequenos copos tulipas transparentes. O chá preto é o mais apreciado pela população local, que bebe em média 5 copos por dia!

5) Na Turquia têm um dos mais antigos e maiores mercados cobertos do mundo! O grande bazar ou mercado coberto fica em Istambul e data de 1455, quando a Constantinopla foi conquistada. Mais de 3 mil lojas estão distribuídas em dezenas de corredores. Apesar de nenhum turista ser capaz de ver tudo, ele já foi considerado a atração número 1 da cidade. Por ser um local turístico, os preços são mais altos, mas nem por isso deve-se deixar de visitá-lo quando estiver em Istambul. Só apreciar as lojas com os típicos temperos, os tapetes e outros artigos de decoração, como as lindas luminárias, namorar as joalherias repletas de lindas peças em ouro, já vai valer muito a visita!

6) Você pode cruzar continentes por um túnel. Desde 2013, a linha integrada de metrô Marmaray, que tem 13,6 km, conecta estações no continente europeu e asiático. Ele está há 55 metros abaixo do nível do mar e é a prova de terremoto. Há grandes navegações passando literalmente em cima da sua cabeça. O nome Marmaray é a combinação das palavras Mármara, referindo-se ao mar de Mármara, com a palavra ray, que em turco significa trilho.

7) No idioma turco há uma palavra com 75 letras. O idioma turco passou por uma reforma nos anos de 1920 quando o alfabeto árabe foi substituído pelo latino. A maior palavra turca possui nada menos que 75 letras e é a:

Muvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine. A tradução não nos faz muito sentido e fica algo como: “Como se você fosse daqueles que não podemos facilmente transformá-lo em um criador de mal sucedidos”.

8) Maior exportador de nozes do mundo. Devido ao clima, a Turquia é um dos maiores produtores de oleaginosas do mundo. Por lá, é possível encontrar com facilidade pistache, castanha, nozes, amendoim, avelã e amêndoas da melhor qualidade a preços mais acessíveis. As nozes ganham destaque: o país supre 80% da demanda mundial. É muito interessante ver as árvores, sementes e frutos frescos.

9) As ruínas da antiga e lendária cidade de Tróia estão localizadas na Turquia. Quem nunca ouviu falar na Helena de Tróia ou, então, da expressão popular “entre gregos e troianos, salvaram-se todos” ou “é impossível agradar a gregos e troianos”. Na cidade chamada Çanakalle é possível visitar o sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia (Truva em turco). Lá também se encontra a réplica do cavalo de Tróia que foi construído especialmente para o filme Tróia, com o Brad Pitt, lançado em 2004. Conta à lenda que, após longos anos de guerra, o herói grego Odisseu construiu o oco cavalo de Tróia que ofereceu como presente aos troianos e dentro estavam os mais bravos guerreiros. A estratégia foi a forma de invadir a cidade e obter a vitória grega.

10) A flor tulipa foi levada da Turquia para a Europa. Apesar das tulipas serem super famosas na Holanda, atraindo milhares de turistas todos os anos para o Festival de Tulipas, elas começaram a ser cultivadas durante o império Otomano, na Turquia. Hoje existem mais de 100 espécies com dezenas de cores. Desde 2006, entre Abril e Maio, há o Festival de Tulipas também em Istambul, com milhões de bulbos de diversas cores e tipos plantados em parques e avenidas que tornam a cidade ainda mais bela nesse período.

*FONTE

 

Comentários estão fechados.