Conheça a arte criativa das cerâmicas, na Austrália.
26 de fevereiro de 2019
Kintsukuroi: A arte de reparar a cerâmica quebrada
12 de junho de 2019

A beleza e o requinte das panelas feitas de cerâmica

A beleza das panelas de cerâmica é uma unanimidade difícil de contestar. O design arrojado das peças e a versatilidade do material são atrativos sim, mas tem várias coisas que você precisa saber antes de comprar as suas panelas cerâmicas.

Anote aí as nossas dicas!!

  1. Existem dois tipos de panelas de cerâmica

* Panelas 100% cerâmica: são fabricadas exclusivamente em cerâmica, contendo apenas detalhes ou pequenas peças em outros materiais – mas que não influenciam em nada no cozimento dos alimentos – como é o caso de tampas em vidro e alumínio e pequenas peças de borracha.

* Panelas com revestimento em cerâmica: são fabricadas com materiais diversos – como alumínio, aço inox ou ferro fundido – trazendo um revestimento interno e/ou externo em cerâmica.

Esta publicação se limita a tratar das panelas de cerâmica refratária.

A beleza e o design das panelas 100% cerâmica e as que trazem revestimento cerâmico são atrativos nos dois casos.

  1. Alimentos preparados com qualidade

A cerâmica é um material totalmente atóxico, o que significa que não libera nenhuma toxina ou metais pesados durante o cozimento dos alimentos.

O acabamento interno destas panelas não é poroso, o que não favorece a proliferação de fungos, bactérias e mesmo sujeira – como acontece com as panelas de barro ou de pedra sabão, por exemplo, que precisam de um processo de cura para uso na cozinha.

Esquentar a panela de cerâmica no fogo antes de colocar os alimentos para cozinhar é uma boa tática no uso destas panelas, que retém o calor de uma maneira diferenciada.

  1. Praticidade no fogão, na mesa ou na geladeira

A beleza e o design diferenciado das panelas de cerâmica permitem tirá-las do fogão e levá-las para servir à mesa sem qualquer problema e, caso tenha sobras do almoço para o jantar, elas também podem ser levadas à geladeira sem prejuízo da qualidade do alimento – voltamos a dizer que a cerâmica não libera toxinas ou metais nos alimentos.

  1. Resistente e durável

A durabilidade e a resistência das panelas de cerâmica são características quase únicas destes utensílios, já que nenhum outro material consegue reunir essa versatilidade toda.

A cerâmica refratária é um material extremamente duro, o que deixa essas panelas muito resistentes a riscos – sejam de facas ou outros utensílios de metal – podendo utilizar a parte abrasiva da esponja de lavar louças e até esponja de aço – o famoso Bombril.

Também permite que elas sejam levadas ao forno, ao micro-ondas e à lava-louça sem qualquer restrição, lembrando apenas de deixar a tampa de fora do micro-ondas ou do forno, pois algumas delas trazem peças de metal ou borracha.

A resistência das panelas de cerâmica vai além: a peça não tem problemas com choque térmico, sendo capaz de resistir a qualquer dano ao ser retirada do calor e levada diretamente a uma superfície fria ou gelada – e vice-versa. Desta forma, uma boa panela de cerâmica pode ser tirada do fogo alto do fogão (ou do forno) e ser colocada no granito, mármore ou pia de inox (o contrário também é possível) sem danificar a peça.

Sim, comprar panelas de cerâmica é um verdadeiro investimento, especialmente se você se decidiu pelas panelas de cerâmica refratária. Mas é um investimento válido, já que a durabilidade e a resistência das peças são realmente longas.

 

FONTE: NACOZINHA.WORDPRESS.COM

Comentários estão fechados.